Aqui fala uma Mamãe de primeira viagem ...mas que tem experiências de um ano pra contar...cambio


terça-feira, 8 de junho de 2010

Os segredos e as dificuldades da alimentação infantil



sexta-feira, 4 de junho de 2010 por admin

“Se você tem uma alimentação com limite, equilibrada, em um ambiente tranqüilo, você não come vendo televisão, não come brigando ou dando bronca; você faz da refeição um momento tranqüilo e você se alimenta adequadamente, é claro que seu filho vai ter essa idéia”, defende a endocrinologista infantil Ângela Spinola Castro, que afirma que as crianças não captam o discurso dos pais, mas seu exemplo.
Alimentação variada, que proporcione os nutrientes básicos para o desenvolvimento infantil, é fundamental para o crescimento das crianças. O leite é um alimento que sempre deve acompanhar o indivíduo. O que varia de acordo com a fase da vida são os alimentos que devem ser ingeridos como complementos nutricionais. E essa transição alimentar é muito importante para aguçar o paladar infantil que, de acordo com a nutricionista Vivian Zollar, é mais adocicado até os seis meses de vida. “Depois do sexto mês, então, inicia-se a primeira refeição de sal, começando pelo almoço e de um a dois meses depois o jantar”, afirma o nutrólogo Fábio Ancona Lopez. De acordo com ele, as carnes e o ovo podem ser introduzidos nesta época.
Uma boa alimentação infantil deverá ter, como prioridade, os alimentos ricos em cálcio, fundamentais na formação, desenvolvimento e manutenção dos ossos. Leite, queijos, suco de laranja, iogurtes, são alguns alimentos ricos em cálcio. Cereais, farinhas e carnes são ótimas fontes de ferro, importante na composição do sangue. Além de ser a principal fonte de ferro, a carne é o único alimento que fornece vitamina B12, que combate a anemia.
Não podem faltar frutas e verduras na alimentação infantil. As crianças, assim como os adultos, também necessitam ingerir muito líquido.
Confira no vídeo os alimentos que devemos evitar!

De uma forma geral, as crianças entre três e seis anos sabem perfeitamente manifestar o que desejam e o que não desejam comer. Para Vivian Zollar, quanto mais próxima for a relação entre a criança e o alimento, melhor. “Trazer a criança para manusear, para sentir o cheiro, passar a mão, para ver como é a textura”, sugere ela, que utiliza o fantoche para apresentar os alimentos às crianças.
Confira no vídeo a opinião de crianças sobre os alimentos!
Cuidado para não passar a idéia de que o alimento é brincadeira. A comida também não pode ser usada como castigo nem como prêmio para as crianças. Essa inversão de valores, pode provocar um efeito indesejável e perigoso: a obesidade infantil.
Outro perigo dos excessos na infância é o diabetes. “ O diabetes tipo 2, que é o diabetes da pessoa adulta, de cinco anos para cá tem sido diagnosticado em idades cada vez mais precoces e isso está diretamente relacionado à obesidade em algumas crianças”, afirma Ângela Spinola.
Filhos de pais que são obesos têm uma chance muito maior; uma probabilidade enorme de também se tornarem obesas. De acordo com Ângela, a obesidade nas meninas pode desenvolver a puberdade mais precocemente. “E com isso ter perda de estatura”, lembra ela. Segundo ela, é muito ruim para a criança lidar com a dieta. “É preciso ser muito cauteloso na hora de abordar isso. Fala-se do crescimento, do exercício, mas não do peso em si”, afirma.

FONTE: MEGA TV